Você provavelmente passou por essa situação: uma porta de madeira que você usa com frequência, de repente, começa a emperrar. Você observa com atenção, mas não encontra nenhum objeto estranho influenciando na abertura e fechamento da porta. É como se a porta simplesmente tivesse aumentado de tamanho.
Mas por que isso acontece? Um dos fatores é o clima.
A explicação é a seguinte: As propriedades da madeira, naturalmente, já fazem com que ela se expanda ou se contraia diante de variações de temperatura e umidade do ar. O que ocorre é que a umidade acaba adentrando pelos poros da madeira e causa a expansão na matéria.
Outro fator que acentua esse processo é o tipo de madeira utilizada na confecção da porta. As madeiras macias, vindas de árvores coníferas, possuem poros mais abertos, o que facilita a absorção de umidade. Já as madeiras duras possuem uma densidade maior e consequentemente poros menores, o que dificulta a absorção de umidade.
O QUE FAZER SE MINHA PORTA SE EXPANDE?
Existem algumas alternativas que não são garantidas, mas podem eventualmente amenizar o processo de dilatação de uma porta, como aplicar verniz ou pintura por completo na porta. O que ocorre é que muitas vezes uma folha de porta é pintada apenas nas suas duas faces, deixando “crua” as laterais. A pintura ajuda a impermeabilizar a madeira, diminuindo a absorção de umidade.